
A ABUR tem travado várias batalhas, e uma delas é em defesa da duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287), que atende a região Leste de Santa Maria. Após o anúncio do então Governador Eduardo Leite, o primeiro passo é a contratação de uma empresa que irá fazer o projeto da obra, em licitação que estava prevista inicialmente para março, mas acabou sendo adiada, e ainda não foi efetuada.
Segundo um edital, que consta no site da Central de Licitações do Estado (Celic), foram feitas três correções em itens da licitação e, por isso, acabou sendo definida nova data para a abertura dos envelopes: 14h do dia 10 de maio. Esta licitação prevê um custo de até R$ 1,71 milhão para a empresa de engenharia vencedora.
Como o prazo para a vencedora fazer os projetos executivos da duplicação é de 360 dias, talvez o projeto saia só no segundo semestre de 2023, e então saberemos quanto vai custar aos cofres públicos para duplicar os nove quilômetros entre o trevo da estação rodoviária e o trevo do Aeroporto, e assim se buscar as verbas para licitar a obra e definir quem fará a duplicação. Portanto, não há prazo para ver a Faixa Nova duplicada.
A ABUR tem orgulho de participar desse processo, e garantimos a inclusão no projeto de uma ciclofaixa, essencial à mobilidade da região. Vamos continuar atentos ao andamento dos editais, e na luta por melhores condições para nosso trânsito.
Atualmente, a Prefeitura Municipal de Santa Maria também está discutindo a possibilidade de integrar uma faixa para ônibus na obra.