A Associação Brasileira dos Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias – ABUR Brasil não poderia ficar de fora do Maio Amarelo e para isso produziu uma programação diversa. O Maio Amarelo é uma campanha coordenada no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que busca a conscientização pela redução dos acidentes e mortes no trânsito.
O Maio Amarelo é um Movimento que teve início em 2014, em função da ONU ter lançado em 2010, a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Em 2019, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas apoiaram a campanha.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Movimento tem sido uma ação entre Poder Público e a sociedade civil, buscando colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Em 2021, o Tema do Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”. A proposta é fazer uma reflexão sobre as atitudes que tem nos faltado, nos mais diversos ambientes em que vivemos e convivemos, por exemplo: o respeito e a responsabilidade.
O Presidente da ABUR Gerri Machado acredita que o Maio Amarelo tem um papel fundamental na conscientização e na reflexão sobre as atuais condições do trânsito. Gerri Machado salientou que a ABUR está envolvida diretamente em um grande movimento, de maneira permanente, pela segurança no trânsito. Claro, que no Maio Amarelo temos uma programação especial que envolve os mais diversos profissionais que atuam no trânsito, técnicos, advogados de trânsito, engenheiros, psicólogos, educadores, políticos e representantes de órgãos de gestão do trânsito e da área de infraestrutura, em uma espécie de um grande congresso sobre segurança no trânsito, sobre vias seguras, sobre preservação de vidas humanas no trânsito. Tudo isso está ocorrendo de maneira digital, via Lives pelas redes sociais da ABUR, em especial pelo Facebook e Youtube, salientou o presidente.